28 de maio de 2012

30 semanas. Agora faltam só 10!

Caso você não saiba, é tempo para informar-se sobre todo o procedimento e o que deve fazer durante o parto. Você pode pensar em pular esta parte, como pensamento " O que eu não sei não pode me machucar", mas é bom conscientizar-se: o que você não sabe doerá mesmo assim! Então, é melhor agir.
Ter aulas de parto é comparável às do Ensino Regular, e estar preparada para as provas é tão importante quanto se preparar para o parto, principalmente por ser comparado, muitas vezes, a uma "prova surpresa".

Por mais que você esteja aproveitando para ganhar peso como um lutador de sumo e estar inchada da cabeça aos pés (brincadeira!), há razões para se prestar muita atenção tanto a uma quanto a outro. Pré-eclâmpsia, ou toxemia, é uma grave condição e potencialmente fatal, ocorrida em uma pequena porcentagem de gravidezes. É extremamente importante que as mulheres reconheçam os sinais e entrem em contato com o médico, imediatamente, se um ou mais sintomas estão presentes.

Embora a pré-eclâmpsia seja potencialmente muito perigosa, quando devidamente tratada, pode ser administrada. Eis alguns sinais de pré-eclâmpsia: extremo inchaço, dores de cabeça e/ou súbito aumento de peso. Na sua nomeação, o médico manterá o olho em sua pressão sanguínea, o que também pode ser um sintoma. Ainda vale a pena ficar superatenta aos seus sintomas; você, todavia, não deveria perder o sono preocupada com a doença. Apenas se concentre em tomar cuidados de si mesma e do bebê.


Outro efeito colateral da gestação, e arrasador, mas significativamente menos grave, é a hemorróida. Não fique envergonhada! Inchaço dos vasos sanguíneos "lá embaixo" é comum durante a gravidez. Para tentar evitar, as grávidas devem tomar algumas providências: ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Banho de banheira por 10 minutos com água morna várias vezes ao dia, pode ajudar, e é importante beber bastante água durante o dia, ou seja, no mínimo 2 litros. A boa notícia é que as hemorróidas surgidas na gravidez geralmente não são graves e tendem a desaparecer ou regredir, depois do parto. Então, você estará ainda mais tranquila para curtir seu bebezinho.

O bebê:

Grandes notícias para o cérebro do bebê esta semana: A cabeça dele está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana. Outros destaques desta semana:

O bebê está rodeado de cerca de 700ml de líquido amniótico, mas esse volume diminuirá à medida que ele cresce e preenche o útero. O neném consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e pode até mesmo acompanhar uma fonte de luz.
Depois de nascer, seu neném manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, reagirá a alteração de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância. Como você estará com ele o máximo possível no colo, essa será a posição perfeita para que o bebê consiga vê-la;
As unhas estão finalmente prontas, provocando aos seus pais grande temor e angústia na primeira vez que terão que cortá-las, ficará mais fácil com o tempo, nós prometemos! Em adição, a medula óssea está trabalhando a pleno vapor na produção dos glóbulos vermelhos.

O bebê também está se preparando para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na sua próxima consulta, se o seu médico fizer uma ultra-sonografia, ele lhe dirá em qual posição o bambino está. Caso o seu bebê esteja na posição pélvica (de cabeça pra cima com os pés pra baixo), você não deverá se preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para ele mudar de posição.

O bebê não ganhou muito peso ou altura esta semana, pois a maior parte da energia tem sido canalizada para o cérebro.



2 comentários:

  1. oi Thais, vim conhecer seu cantinho e vou ficar viu?? Deus continue abençoando sua gestação!! Vc tá linda gravidinha!! Um beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, que bom que gostou do meu cantinho :)
      fique a vontade por aqui :)
      Beijão

      Excluir

Deixe seu comentário e eu respondo aqui mesmo ;)