25 de janeiro de 2013

Meu bebê não quer comer; E agora?

Pedro "iniciou" com as frutinhas e suquinhos no 5º mês e com as sopinhas no 6º mês, mas tudo com muita dificuldade. Suco ele não tomou nenhum, cospia tudo.. fruta, só mamão e sopa ainda não achei uma combinação que ele aceitasse! Simplificando, a introdução alimentar do Pedro está mais difícil do que eu achei que fosse ser. E pensando que outras mamães pudessem estar passando por isso, fui atrás de alguns sites que abordaram esse assunto. Vamos ao que eu achei!!



06 – 12 meses
 
Após os seis meses, quando já estão em alimentação complementar, alguns bebês apresentam certas dificuldades nas horas das refeições.

Bebês amamentados com LM
Para eles, o seio da mamãe está bom demais, para que algo mais?  Talvez, pensem mesmo que não precisam. A amamentação dá conta do recado, porém, com o desenvolvimento e crescimento, é importante que outros nutrientes participem dessa fase. E muitos deles conseguimos apenas através de outros alimentos.
A natureza é tão perfeita que fornece tudo pelo LM até determinada fase, não precisam sequer de água, mas chega uma hora que não tem jeito. 

Não, o leite não ficou fraco, seu bebê é que ESTÁ CRESCENDO!!
Se o bebê está recusando sistematicamente, tome fôlego e recomece quantas vezes for preciso.
Faça purês simples, introduzindo os alimentos gradativamente, também para não confudir suas idéias. Muita informação pode atrapalhar ainda mais o processo.

E saiba que é comprovado que a oferta constante por inúmeras vezes, colocando o alimento próximo, deixando que sinta o aroma, provando o sabor, a mamãe comendo um pouquinho para o bebê ver (e imitar), pode surtir bons efeitos.

Bebês amamentados com fórmulas artificiais
Em alguns casos, a alimentação complementar se faz necessárias até antes dos 6 meses, e então a recusa é firme e, aparentemente, sem chances de transformações.
Bebês pequenos acostumados com apenas leite manifestam mesmo dificuldades para consumir outros alimentos.
Muita paciência nessa hora!
Remova as causas, e busque novas maneiras de oferecer as papinhas.
Então, para ambos os casos, verifique:
Se a colher não incomoda a gengiva. Colher de metal é ruim, fria, desagradável… Procure colher de silicone. Plástico duro também é incômoda.
Observe se não há dentes nascendo

A gengiva fica vermelha, algumas vezes dói um bocado. Época do nascimento dos dentes, precisa de atenção. Não se importe com pediatras que dizem que o nascimento dos dentes não afetam, não dão febre, isso e aquilo. Pode acontecer de tudo, ou nada. Cada organismo reage do seu jeito.
Não utilize açúcar, e cuide até mesmo das frutas muito doces. Limpe a gengiva com gaze ou dedal, após as refeições. E arrume um mordedor com urgência!! Do contrário, o bebê vai querer mamar e mamar, porque é mais reconfortante, e ainda pode dar uma coçadinha na gengiva, seja no bico do seio, seja no bico da mamadeira.
O bebê pode estar gripadinho, resfriado ou apresentando alguma reação a determinados alimentos, como o leite de vaca. Adoentado, o bebê não vai aceitar muita comida. Não desista, mas procure dar alimentos que fortalecem, e corte os alergênicos. Pode ser que sinta dor na garganta, tenha aftas, algo que machuque entre a boca e a garganta (ou nariz entupido). 

Ele não quis a comida, dei mamadeira!
Não faça isso, mamãe! Espere mais um pouco, pode ser que o intervalo entre a última refeição e essa está pequeno.

Fonte: http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2010/06/19/meu-bebe-nao-quer-comer-2/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e eu respondo aqui mesmo ;)