15 de fevereiro de 2012

16 semanas de gestação !

Sua Gravidez: 16ª semana de gravidez

Engraçado como todos que nunca estiveram grávidos pensam que todas  as mudanças, pelas quais você está passando, estão localizadas apenas em seu útero. Ninguém menciona as partes ruins o nariz entupido, a coceira na pele, a dor ciática ou os surtos de emoção. Mas basta lembrar, apesar de todos os horrores que seu corpo enfrenta, que haverá uma linda grande recompensa para você,  em apenas alguns meses.

Seu corpo

Não, você não tem superpoderes, embora vá se sentir como se tivesse. Agora, você consegue sentir o cheiro da pizza, dos alimentos queimados ou de um sanduíche a quilômetros de distância e ainda o perfume do seu marido tão forte a ponto de sufocar. Seu aumento da sensação de odor não é o único novo truque que seu nariz fará. Você percebe, provavelmente, congestão nasal, e talvez até mesmo algumas hemorragias nasais.

É evidente que o seu olfato está no piloto automático, então tente evitar passar por perto de churrascarias e lanchonetes; enfim, evite alimentos de difícil digestão, ricos em gordura, frituras ou pouco nutritivos.
Seus seios podem ainda estar sensíveis, especialmente os mamilos, e eles continuam a crescer, crescer e crescer. Apertando-os um pouco, pode até sair um pouco de colostro (ricos nutrientes e anticorpos), isso, é claro, se conseguir tocar os mamilos sem sentir muita dor.
Seus ligamentos continuam a relaxar, e você talvez sinta uma certa dor no baixo-ventre. Se está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 a 18 semanas, sendo esta a semana mais indicada. Além de fornecer uma carrada de informações aos médicos sobre a saúde do bebê, a amniocentese é mais de 99% preciso ao determinar qual o sexo do bebê. Nesse período da gestação, seu médico pode pedir um teste de alfa-fetoproteína; a medição de tais  valores no sangue de uma  grávida constitui um teste de detecção preventiva, porque um valor elevado indica uma maior probabilidade de espinha bífida, de anencefalia, ou outras anomalias. Por outro lado, valores elevados podem indicar que a duração da gravidez foi mal calculada quando se colheu o sangue, que existe mais do que um feto, que é provável um aborto  ou uma ameaça, ou que o feto morreu. Sei que é triste até pensar nisso, mas temos de previnir.
Conforme o seu bebê cresce e desenvolve-se, ocorre o mesmo com o útero e a placenta. Há seis semanas, seu útero pesava 140 gramas; agora tem 250. A quantidade de líquido amniótico em volta do bebê também aumenta. Há, no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido a 7,6cm abaixo do seu umbigo.

O que você está pensando...

"Bom, meu bebê já pode ouvir. Que tipo de música coloco para ele curtir?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e eu respondo aqui mesmo ;)