17 de junho de 2012

Tampão Mucoso!

Hoje levei um susto quando fui ao banheiro e vi um muco elástico amarelado. Liguei pro meu médico e o mesmo disse ser o tampão mucoso e disse que era completamente normal nessa altura da gestação. E aí vieram mais dúvidas ainda...
Questionamentos como: O que é tampão mucoso? O que isso faz ? É normal mesmo? Posso entrar em trabalho de parto por conta disso ?

O que é o tampão mucoso?
Tampão mucoso ou rolha de Schroeder é uma secreção espessa e opaca (como um catarro grosso) produzida pelas glândulas do colo do útero que oblitera (veda) o canal cervical e que tem o papel de proteger o feto no ambiente intra-uterino.

Quando o tampão é eliminado?
Quando o colo do útero começa a afinar e/ou a dilatar este tampão é eliminado e ele pode vir acompanhado de estrias de sangue vivo ou coagulado, portanto, pode sair esbranquiçado e espesso, mas pode também ter coloração avermelhada até marrom e espessa.

Quanto tempo pode demorar para o bebê nascer depois que o tampão é eliminado?
A eliminação do tampão mucoso não significa que a paciente tenha entrado em trabalho de parto, ela pode estar nos pródromos ou simplesmente seu colo começou a amadurecer com as contrações de Braxton-Hicks podendo demorar dias ou até semanas para entrar em trabalho de parto.

Fiquei muito preocupada no início. Como mãe de primeira viagem não sabia do que se tratava, mas como tenho visto que isso é bem comum, estou mais aliviada. Espero que Pedro tenha paciência pra esperar mais umas 3 ou 4 semanas.


2 comentários:

  1. Oi estou com 41 semanas e 1 dia.comecei a perder meu tampao mucoso hoje. Mim ajude acha que devo ir na maternidade fazer uma avaliação? Pois não sinto nada de contração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria. O ideal é você conversar com seu médico, pois só ele vai poder te passar informações exatas. No meu caso, ainda tive mais umas semanas de gestação depois que começou a sair o tampão. Porém em algumas mulheres é bem mais rápido. E sua idade gestacional também está mais avançada. Liga pro seu ginecologista :**

      Excluir

Deixe seu comentário e eu respondo aqui mesmo ;)