17 de março de 2014

Crianças Vs Televisão

Assistir televisão é um dos passatempos mais importantes na vida de crianças e adolescentes.
Praticamente em todos os lares, seja qual for o nível social, o televisor está presente substituindo muitas vezes a presença materna.

Não há discordâncias quanto ao fato de que a televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças e que pode também exercer influências indesejáveis.
O tempo passado frente à televisão é subtraído de muitas atividades importantes, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos, a interação com a família e o desenvolvimento social.



Na relação televisor - crianças também existe aprendizagem. Mas a pergunta que se coloca é que tipo de aprendizagem? Na maioria das vezes pode-se aprender coisas que são inapropriadas ou incorretas, pois, principalmente entre as crianças, ocorre a não diferenciação entre a fantasia apresentada na   televisão e a realidade.

As crianças que permanecem mais tempo assistindo televisão correm um risco muito maior de :
- fazer menos exercícios;
- ler muito menos;
- aumentar de peso;
- apresentar pior desempenho escolar

 Os pais podem ajudar seus filhos a terem experiências mais positivas com a televisão, pois podem:
- assistir aos programas com os filhos, aproveitando ocasiões propícias para discutir o conteúdo do que é visto, bem como daquilo que é veiculado em comerciais;
- escolher os programas adequados para o nível de desenvolvimento da criança;
- limitar o tempo que é passado frente à televisão;
- desligar a televisão quando os programas parecerem inadequados a seus filhos;
- estabelecer que o horário de estudo é para ser dedicado a aprendizagem, não permitindo a realização de tarefas escolares com a televisão ligada;
A hora das refeições deve ser um momento de conversa entre os familiares, que muitas vezes tem pouquíssimas ocasiões para se encontrarem e para comer enquanto se assiste televisão

Com uma orientação apropriada seus filhos podem aprender a usar a televisão de uma maneira saudável e positiva: - estimular discussões com eles quando estão assistindo juntos a um programa;
- evidenciar comportamentos positivos como a cooperação, a amizade e o interesse pelos outros;
- fazer conexões com a histórias, livros, lugares de interesses e eventos pessoais;
- conversar com eles sobre seus valores pessoais e familiares e como se relacionam com o que está sendo visto no programa, comparando o que estão vendo com eventos reais;
- deixe-os saber as verdadeiras conseqüências da violência;
- discutir sobre o papel da publicidade e sua influência no que se compra.

Muito já se estudou sobre a influência da televisão na vida das pessoas, e assistir TV em excesso é prejudicial para pessoas de qualquer idade. Pesquisas recentes, contudo, indicam uma faixa etária em que a TV é especialmente danosa: até 2 anos de idade.

Aqui no Brasil, a maioria dos pediatras orientam que crianças de até 6 meses não utilizem a televisão. Dos 6 meses aos 2 anos, eles poderão assistir os programas adequados, mas não ultrapassando 1 hora por dia, sendo divididas em 3 períodos (manhã/tarde/noite) de 20 minutos cada.
O Pedro não assiste televisão, não por escolha minha, mas dele mesmo. Ele prefere brincar do que assistir televisão. Acho que ele é ativo demais pra parar por alguns minutinhos srsrs
E aí mamães, as crianças gostam da TV? assistem bastante ??
Beijocas!!! 


Fonte do Texto: Amarante, Hypescience e Clínica Infantil Reibscheid
Fonte da Imagem: http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/09/crianca_tv01.jpg (retirada do google)

2 comentários:

  1. Davi não curte muito não. Só para pra assistir se for um filminho que ele gosta muito. Mas desenhos avulsos e programas, nao para mesmo. rsrs Como o Pedro, ele tambem é muiiiito ativo, nao para 1 minuto, prefere brincar.

    Ah, estava com saudades! Bjocas no Pedro.

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  2. televisão demais nunca foi boa pra ninguém
    acho que esse é o fato imagina
    criança com a mente ainda sendo formada
    otimo post

    Lindo Dia

    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

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