24 de setembro de 2012

Mas não é muito cedo ?

Pedro tem se mostrado muito rápido no seu desenvolvimento, mas como eu não tenho outro filho para comparar acabo achando que ele está normal.

Há mais ou menos uma semana, esse pedacinho de gente, aprendeu a virar de lado. Colocava ele de barriga pra cima, quando via: tava de lado. Achei o MÁXIMO ele ter aprendido a ficar de lado, porque ele fica muito incomodado de ficar sempre na mesma posição e assim ele pode virar sozinho.

Ontem, de madrugada, acordada com ele (--'), ele virou de lado e continuou fazendo força. Chamei o meu marido, que nem deu bola, claro. Quando olho novamente pro Pedro, tcharã: ele estava de bruços. Nossa fiquei choquita de felicidade. Meu menino aprendeu a virar de bruços o/

Fui pesquisar se era normal nessa idade e descobri que ele tá só um pouquinho adiantadinho nisso rsrs
Não vou "segurá-lo", pelo contrário, só vou incentivar para que ele se desenvolva mais e mais.

Marcos do desenvolvimento: Virar
Escrito para o BabyCenter Brasil

Virar

Depois de conseguir controlar a cabeça e pouco antes de sentar sem apoio, a maioria dos bebês aprende a se virar: quando deitados de barriga para cima, passam para a posição de bruços, e vice-versa. É um dos primeiros passos para a locomoção, e a conquista costuma ser motivada pelo desejo de alcançar um brinquedo mais distante ou de ficar mais perto de você.

Quando acontece

Há bebês que conseguem se virar, passando da posição de bruços para a de barriga para cima, já aos 3 meses, mas a maioria precisa de músculos mais fortes no braço e no pescoço, presentes por volta dos 5 ou 6 meses de idade, para conseguir rolar no sentido inverso -- passar de barriga para cima para de bruços.

Como acontece

Com cerca de 3 meses, quando colocado de barriga para baixo, o bebê levanta bastante a cabeça e os ombros, usando os braços como apoio. Essa espécie de flexão de braço fortalece os músculos que ele vai usar para se virar. Pode ser que ele surpreenda você (e a ele mesmo!) rolando em um sentido ou em outro.

Aos 5 meses, seu bebê provavelmente já conseguirá levantar a cabeça bem, colocar peso nos braços, arquear as costas, dar chutes e "nadar", mexendo os bracinhos, quando estiver de bruços. Todos esses movimentos ajudam no desenvolvimento dos músculos para que, aos 6 meses, ele já seja capaz de se virar nas duas direções.

O que você pode fazer

Você pode incentivar a nova habilidade do seu bebê brincando com ele. Se ele tiver se virado sem querer, balance um brinquedinho do lado para onde ele virou para ver se ele repete o feito. Aplauda seu esforço e comemore se ele conseguir; ele vai precisar do seu apoio moral, porque a virada inesperada pode assustá-lo, de início.

Conseguir se virar sozinho é um marco que deixa toda a família contente e que decerto vai fazer você se surpreender com o quão rápido seu bebê está crescendo. Para ele também vai ser divertido, mas há o lado perigoso da coisa. Depois dos 3 meses de idade, é melhor sempre manter uma mão sobre o corpo dele nas trocas, e prestar atenção para nunca deixá-lo sozinho numa cama ou em outra superfície elevada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e eu respondo aqui mesmo ;)