22 de agosto de 2013

Comendo sozinho!

O bebê nasce e é cuidado todo o tempo por alguém. A mãe amamenta, depois oferece comida pastosa, sucos e sopas, passa para o alimento sólido e faz questão de oferecer as refeições na boca da criança. Mas, quando é hora de deixar seu filho comer sozinho? Qual a importância desse aprendizado? Pensando nas dúvidas que afligem tantas mamães, procurei algumas das principais perguntas e suas respostas!

  
1) A partir de qual idade se deve estimular que a criança coma sozinha? Que tipos de alimentos?
Não existe uma idade certa ou pré-determinada para a criança começar a comer sozinha, devendo ser observada sua maturidade, se ela já consegue segurar a colher e levá-la à boca. Essa atitude deve partir da criança e deve ser estimulada, pois o fato de comer sozinha está relacionado à sua autonomia e independência, que estão começando a aparecer. No começo ela pode querer comer com as mãos ou utilizá-las para auxiliar a levar a comida à boca, mas, mesmo assim, é interessante que ela não seja reprimida, e sim estimulada. Com o tempo, pode-se ir desencorajando a criança a comer com as mãos e a ensiná-la a comer com os talheres, transmitindo também os conceitos sociais da boa educação.

2) Qual a importância de deixar a criança se alimentar sozinha, mesmo que ela se suje e derrame comida?
A importância está relacionada, principalmente, com a sua autonomia e independência dos pais. Além disso, o fato de levar a comida à boca pode ajudar a desenvolver a coordenação motora da criança, melhorando o seu desenvolvimento como um todo. A dentição influencia no ato de mastigar e deglutir, então é importante sempre verificar em qual estágio de dentição a criança se encontra, para associar com seu progresso ou não. Sabemos também que a fala e a mastigação são intimamente relacionadas, mas um parecer de um profissional fonoaudiólogo sobre esse tema seria mais apropriado.




3) Para os adultos, o ato de comer não alimenta apenas, mas também é uma ocasião social. Para os bebês também é assim que deve ser?
A comida tem um significado social para os adultos e as crianças desde cedo já percebem isso. Muitas vezes ela usa o fato de não se alimentar para reclamar ou até mesmo chamar atenção. Em outros casos, quando os pais elogiam muito a criança por ter comido tudo que lhe foi oferecido, ela passa a associar o fato de comer com a possibilidade de ser mais amada ou receber mais afeto, o que pode gerar angústia na criança que não consegue comer muito ou forçá-la inconscientemente a comer mais.

Alguns especialistas chegam até mesmo a associar essas dinâmicas de relacionamento com os pais com casos de obesidade no futuro. Vale a pena lembrar que os filhos tendem a seguir os padrões alimentares dos pais. Então, lembre-se sempre de ser um bom exemplo para o seu filho, também no que diz respeito à alimentação.

12 comentários:

  1. Que bacana, eu já estou estimulando o Rafa segurar a mamadeira sozinho...
    Nem sempre da certo ;)
    bjus
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, o Caio come só bolachinhas sozinho, é novinho ainda...

    ResponderExcluir
  3. amiga as vezes na pressa nem deixo alycia comer so srrs
    e olha que ela adora pegar na colher e comer sozinha, faz uma bagunça...mas é bom sempre a criança ser independente em algumas coisas...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Lindo Caio!!!
    Continue estimulando...

    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que fofo.

    Aqui desde um aninho eu incentivo, mas sempre tenho que complementar, pois ele não come tudo sozinho.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. ótimo post amiga! E bem explicativo!
    Aqui Heitor é preguiçoso só come sozinho quando quer, mas já incentivo! rsrsrsr
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Precisamos mesmo estimular os pequenos a comerem sozinhos para que possam explorar e conhecer os alimentos.
    A minha pequena já está com 2 anos e 3 meses e só quer comer sozinha!
    Beijos!
    Luciana
    www.lumaedamalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. muito interessante a postagem
    por que as vezes queremos que nossos filhos
    comam logo sozinho e esquecemos que ele
    tem o tempo dele, muitas boas as perguntas com as
    respostas e parabéns pelo meninão fofo

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Coisa mais fofa seu bb comendo sozinho...
    Amiga faz uma sujeira, mas como vc disse é muito importante
    Aqui Joseph sempre come sozinho, escolhe no prato o que quer, é mole?
    bjs

    ResponderExcluir
  10. È IMPORTANTE INCENTIVAR MESMO COM NOSSA SUPERVISÃO.
    MAS TEM HORAS QUE NÃO TEMOS PACIÊNCIA NEH??
    GOSTEI MUITO DO POST;

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post bem esclarecedor, acompanho o desenvolvimento do Rafa na escolinha e por lá elas tem ensinado ele comer sozinho, mas em casa a correria é tanta que na maioria das vezes não dá... mas em sua maioria a briga é feia pq ele quer pegar a colher da minha mão, afinal ele já esta aprendendo, mas daí tento distrair ele rsrsr

    bjs

    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu fico querendo deixar ele comer sozinho mas sei que ele vai mais brincar e sujar com a comida do que comer, então acabo adiando mas sempre deixo ele brincar com a colher e ele leva à boca, sabe pra que serve, por enquanto só deixo comer biscoito sozinho, mas vou faz er uma experiencia e te conto. bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e eu respondo aqui mesmo ;)